Administração Pública na CF/88 (5/5)

[postlink]http://helpvideoaulas.blogspot.com/2010/04/administracao-publica-na-cf88-55.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=KxAutQKmIAwendofvid
[starttext]
Saber Direito dedica a semana ao estudo da Administração Pública


A procuradora do estado do Maranhão, Cláudia Gonçalves apresenta, em cinco aulas, um curso sobre a "Administração Pública na Constituição Federal de 1988".

A primeira aula destaca os princípios constitucionais referentes à administração pública e algumas contribuições filosóficas e teóricas dos clássicos que fazem referência ao Poder. Em seguida, a professora Cláudia faz uma retrospectiva sobre as Constituições brasileiras.

Saindo do contexto histórico, o curso segue para uma análise sobre o acesso aos cargos públicos, as normas constitucionais para remuneração e a contratação por tempo determinado. Outro destaque é como a administração tem que agir respeitando a Constituição Federal e as leis fazendo escolhas eficientes para gestão pública. "Este curso de Direito Administrativo é uma introdução ao aluno na administração pública para que ele tenha um parâmetro em primeiro lugar sobre a constituição", comenta a professora sobre o objetivo do curso.

E você vai ver ainda, as normas constitucionais referentes aos servidores públicos; especialmente no que diz respeito ao acesso aos cargos de empregos em funções públicas, e uma discussão sobre as normas da Lei 8.112/90, que reserva até 20% das vagas em concursos públicos para pessoas com deficiência física.

As aulas vão ao ar no 'Programa Saber Direito' da TV Justiça nos dias 22 a 26 de março de 2010.
[endtext]